26.2.09

Morre o rei dos crossovers

Esta Quarta-Feira de Cinzas foi um dia triste para fãs de Ficção Científica. Morreu aos 91 anos um dos mestres do gênero. Philip José Farmer, autor consagrado com as maiores honrarias dedicadas a essa vertente da literatura, os prêmios Hugo e Nebula, faleceu em sua casa, em Illinois, EUA, enquanto dormia.

Pioneiro em acrescentar descrições sexuais a uma FC quase sempre marcada pela aura de puritanismo juvenil, Farmer foi ainda um precursor de um subgênero muito importante para a noveleta que dá título a este blog. Foi ele o criador do conceito de Wold Newton Family: partindo de um evento real, a queda de um meteorito em uma cidadezinha da Inglaterra, em 1795, o escritor explicou a origem dos dotes fantásticos de vários personagens da literatura popular e aventurescas, entre eles alguns criados pelo nosso inspirador em comum, Jules Verne.

Heróis, antiheróis e vilões como Sherlock Holmes, Moriarty, Capitão Nemo, Doc Savage, Tarzan, Fu Manchu, Pimpinela Escarlate, entre outros, seriam descendentes diretos de pessoas que foram afetadas pela radiação alienígena daquela pedra espacial. Essa seria a origem secreta por trás de tantos supergênios e superatletas que surgiram na literatura entre o século XIX e XX.

A ideia foi trabalhada por Farmer basicamente em dois livros, nos quais ele biografou personagens como se fossem pessoas reais: Tarzan alive, de 1972, e Doc Savage: his apocalyptic life, lançado no ano seguinte. Mais tarde, o conceito foi ampliado por uma legião de fãs e admiradores de sua obra, atingindo o status de Wold Newton Universe por abranger uma gama impressionante de criações não mais apenas literárias (há personagens de inúmeras mídias, como cinema, TV, quadrinhos, teatro até música) de todas as partes do mundo. Eles coexistem em intercruzamentos jamais imaginados por seus criadores originais.

Não haveria "Cidade Phantástica" se não fosse Philip José Farmer. Assim como talvez não houvesse a Liga Extraordinária de Alan Moore e o Planetary de Warren Ellis. Um muito obrigado por tudo.

5 comentários:

Giseli Ramos disse...

Putz, demorei para saber dessa! Fiquei bem surpresa, até... porque achei que ele já tinha batido as botas :P
Que triste... =/

Romeu Martins disse...

É... 91 anos não é pra qualquer um...

A era de ouro da FC tá se acabando, Gi. Acho que só sobrou o Bradbury, agora.

Giseli Ramos disse...

E o Pohl, né? Ou esse já foi sem eu saber?

Romeu Martins disse...

Ixe, pois agora... Só pesquisando pra saber, é tanto morto recente :-P

Leonardo Peixoto disse...

Vivemos uma época em que grandes nomes se vão e parece que não tem ninguém para tomar seus lugares ! Descanse em paz , mestre inspirador .