12.7.09

Torre de Vigia

A repercussão do anúncio da coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário me surpreendeu e tem se espalhado por blogs do Brasil e d'além mar. A maioria das páginas ressalta o ineditismo da iniciativa da Tarja e publica a bela capa do livro, de autoria de Marcelo Tonidandel, o mesmo que assinou a de Fome, de Tibor Moricz, obra que tive o prazer de prefaciar.

O primeiro que percebi a comentar a coletânea foi justamente um observador de outra margem do oceano. Frederico J., grande entusiasta de Jules Verne e responsável por um blog que reúne impressionante quantidade de informações sobre o autor francês, fez um post ressaltando a presença do meu conto e de sua influência verniana.

Em seguida, vieram os aficcionados por RPG, jogo que ao lado da literatura, dos quadrinhos e do cinema é uma mídia que bebe da fonte steampunk há anos. Nexus RPG, mantido pelo escritor José Roberto Vieira, que se dedica a produzir um romance do gênero, publicou a capa da obra. Já a equipe do Pensotopia fez um post para falar do estilo e comentar um dos jogos mais influenciados por ele, o Castelo Falkenstein.

Evidentemente, não poderia ficar de fora da divulgação o grupo que mais batalha pela cultura steamer no Brasil. A Loja de São Paulo do Conselho Steampunk comemorou a notícia como uma grande vitória para os amantes deste gênero no país. De fato é e eles têm muitos méritos nesta conquista.

Outro grande divulgador da literatura fantástica por aqui, Silvio Alexandre, publicou em seu Universo Fantástico o convite para o lançamento do livro. O mesmo que fez a escritora Cristina Lasaitis em seu blog, destacando outros lançamentos do mês da mesma editora.

Aliás, mês que promete ser o mais recheado da história da ficção fantástica nacional. Quem fez o levantamento mais completo foi Fernando Trevisan, na seção de Leituras de sua página ele enumera seis obras brazucas que vão ser lançadas em julho, entre elas a primeira coletânea steampunk já produzida com material brasileiro.

Mas o destaque mesmo fica para o final, pois a melhor cobertura feita pelo anúncio de Steampunk - Histórias de um passado extraordinário foi a do escritor e divulgador Eric Novello. Em sua página Fantastik ele reuniu informações sobre as noveletas, descrições delas pela maioria dos autores e ainda pequenos trechos de cada uma das nove obras que compõem a coletânea. Imperdível.

Um começo bastante promissor para o livro e para o fortalecimento da cultura steamer no Brasil. Meu agradecimento a todos.

Nenhum comentário: