15.11.09

Boneca a vapor é gente

A obra de José Bento Renato Monteiro Lobato (1882-1948) está servindo de base para um artista e empresário paranaense recriá-la com conceitos assumidamente inspirados no steampunk. Arthur Moreno Milan Parreira concebeu a ideia como trabalho de conclusão do curso de Artes Visuais - Multimídia: a concept art de O Sítio do Picapau Amarelo a série de livros que o paulista de Taubaté escreveu a partir da década de 20 do século passado e que já recebeu variadas versões de seriados televisivos, música popular e histórias em quadrinhos.

Como além de estudante Parreira é dono de uma empresa que terceiriza arte para games, o objetivo do trabalho é relacionar a literatura com esta outra mídia, a dos jogos eletrônicos. Para dar forma ao projeto, ele se utilizou de softwares de código aberto, citando o Sistema Operacional Ubuntu 8.10, o GIMP e o Inkscape. Resultados preliminares do TCC podem ser vistos na página que o artista mantém no site deviantART. Lá podemos ver os conceitos para o humano Pedro Encerrabodes de Oliveira, o sabugo de milho Visconde de Sabugosa, o leitão Marquês de Rabicó e sua esposa, alter ego e criatura mais famosa de Monteiro Lobato, a boneca Emília, agora em uma versão metálica movida a vapor, não mais um brinquedo de pano animado, como podemos ver abaixo (clique na arte para ampliá-la).


Um detalhe curioso foi revelado pela matéria que o site do Conselho Steampunk dedicou ao TCC do artista paranaense. A Loja Rio de Janeiro do grupo também tem um projeto semelhante, de retrabalhar os personagens do Sítio em uma estética steamer. Ficamos sabendo que o nome da ideia é "Herdade" e que esta deve ser uma novidade cuja veiculação está prevista para o próximo ano. Como enfatiza o site, ambos os projetos são exercícios não comerciais de exploração do trabalho ficcional de Lobato, uma vez que a obra do autor só entrará em domínio público quando se completarem 70 anos de sua morte, ou seja, em 2018.

Mesmo assim, a matéria comemora a coincidência: "Isso significa que o gênero está de fato se popularizando e que, embora ainda haja muito chão a ser percorrido, o Zeitgeist aponta para o ano de 2010 como sendo 'O Ano do Vapor'!". Que as palavras se mostrem proféticas e a Cuca não atrapalhe. Parabéns ao artista do Paraná e à Loja do Rio de Janeiro por manter vivo o interesse na criação daquele paulista genial.

2 comentários:

Eric disse...

Um dos magos do meu 'novo' livro é capaz de soprar vida em bonecos. Tô pensando em colocar uma levada Steampunk nele :) Abss!

Romeu Martins disse...

Opa! Seria interessante de se ver, uma espécie de Fada Azul movida a carvão :-)