12.4.10

Bruce Sterling rides again... again

O mentor do steampunk volta a dar destaque para a produção brasileira em seu blog. Sim, Bruce Sterling já havia tratado do Brazilian Steampunk antes, o que foi noticiado neste blog aqui e aqui. Agora, novamente por inciativa do empresário Bruno Accioly, cofundador do Conselho Steampunk, ele foi informado da movimentação da cultura steamer neste lado do globo.

No email que o brasileiro lhe enviou, publicado pelo escritor em seu blog na Wired, tanto ele quanto os leitores de sua página são informados oficialmente sobre o Ano do Vapor em nosso país. O que inclui, entre as várias atividades promovidas pelo Conselho, a publicação da versão nacional pela editora Aleph do romance que começou tudo: The difference engine, a obra que Sterling escreveu em parceria com William Gibson e deu a forma moderna a esse subgênero. O americano se mostrou muito surpreso com o nome niporrusso - "magnificamente improvável" - de sua tradutora e foi pesquisar a existência de Ludimila Hashimoto no Twitter.

Bruno Accioly manifestou ainda a intenção do seu grupo em relação à divulgação da cultura movida a vapor. "Nós estamos estamos tentando construir um steampunk brasileiro que não seja apenas sobre estilo, moda e beleza, estamos tentando ir além do entretenimento para educar o público de uma maneira lúdica, usando a estética fascinante da Belle Époque, da Era Vitoriana, do século XIX, como a cobertura de açúcar de uma ferramenta educacional poderosa e uma forma obviamente importante de comunicar os problemas do presente enquanto fala divertidamente sobre o passado ficcional do steampunk". No seu comentário em resposta, Sterling não só deu apoio e demonstrou entender sobre o que o missivista falava como ainda provou ser um bom conhecedor do jeito certo de se fazer uma caipirinha.

Nenhum comentário: