6.4.10

Steampunk na rádio 2

Em novembro passado escrevi aqui:

Está no ar um verdadeiro crossover de podcasts tratando integralmente de cultura steamer. Rod Reis, do Papo de Artista, recebeu a equipe do Papo na Estante para falar sobre várias manifestações steampunk. Durante mais de uma hora, Thiago Cabello, Ana Cristina Rodrigues, Ana Carolina Silveira e Eric Novello fazem um levantamento de obras literárias, cinematográficas e dos quadrinhos dentro do gênero. Alguns dos contos presentes na coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário são comentados. Para ouvir o programa este é o endereço

Pois acabo de ouvir uma segunda investida de um podcast neste mundo do steampunk. Trata-se do terceiro episódio do PODespecular, um programa radiofônico virtual dedicado à ficção especulativa. Com o significativo nome de "Vapores eletrônicos", a equipe e seus convidados discutiram as variadas vertentes da cultura steamer, ao longo de 85 minutos. Entre as várias atrações, eles comentaram conto a conto toda a coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário. O programa pode ser baixado no site Dimensão Nerd e logo abaixo deixo vocês com a lista completa do que foi abordado no podcast, com os devidos links.


No episódio de hoje, Paulo Elache e Edgar Smaniotto resenham a antologia brasileira “Steampunk - Histórias de um Passado Extraordinário” e conversam com Carlos Alberto Machado, Marco Ortiz e Rogério Brito para discutir e definir tudo (ou quase isso) sobre Steampunk, o gênero literário e o movimento cultural.
Divirtam-se!

* Vitrine especialmente produzida por Carlos Relva
Livros citados:
De Gianpaolo Celli (organizador):Steampunk – Histórias de um Passado Extraordinário”.
De Philip José Farmer: “O Diário de Bordo de Phileas Fogg” (The Other Log of Phileas Fogg), ler resenha aqui e comprar acolá.
De William Gibson e Bruce Sterling: “The Difference Engine”, livro steampunk escrito pelos pioneiros do movimento cyberpunk, que será publicado no Brasil pela Editora Aleph - leia aqui a notícia.
Da Editora Draco, vários lançamentos anunciados para 2010.
Da Editora Devir, anunciado o lançamento de “Xenocídio” (de Orson Scott Card), terceiro livro da “Saga de Ender”.

.Outras mídias citadas:
História em Quadrinhos: Os dois volumes, publicados pela Mythos Editora, de “Docteur Mystère”, resenhados aqui, ali, , acolá e cá também; “Os Passarinhos” (tirinha de Estevão Ribeiro), aqueles dois lá no canto direito da imagem de vitrine do podcast, o baixinho (Hector) e o magrão (Afonso), vestidos à steamplay. Conforme citado por Edgar Smaniotto, a graphic novel “As aventuras de Luther Arkwright” (The Adventures of Luther Arkwright), publicada em dois volumes no Brasil e que pode ser encontrada aqui. E, como curiosidade, uma ilustração steampunk de Hellboy, discretamente inserida por Carlos Relva no canto esquerdo da imagem de vitrine do podcast.
Música: Exemplos desse estilo nos links Gilded Age Records, The Clockwork Cabaret (steampunk radio) e num artigo da revista Matrix Online (“Pump Up The Volume: The Sound of Steampunk”) com vários links.
Cinema:Steamboy”, de Katsuhiro Otomo - encontrável aqui; o filme mencionado por Paulo Elache “The Prestige” (no Brasil, O Grande Truque) - encontrável aqui.
TV:Warehouse 13”, série citada por Carlos Alberto Machado, que passa no canal pago Warner (e nos USA, no canal SyFy).
.Podcasts sugeridos:
.Links:
Artigo da revista Carta Capital sobre Steampunk.
Comunidade Steampunk no Orkut.
Loja Paraná do Conselho Steampunk.
(Não deixem de se inscrever na Lista de Discussão do CLFC)
.Para críticas, dúvidas e palpites, mande e-mail para: podespecular@gmail.com
E para apontar nossos deslizes… No mesmo e-mail (fazer o quê?)

2 comentários:

PodEspecular disse...

Grande Romeu Martins,

Obrigado, não só pela divulgação do PodEspecular Podcast, mas também por ter proporcionado momentos de prazer e divertimento ao ler seu conto "Cidade Phantástica".

Sei que o tema "Steampunk" é de seu óbvio interesse, mas espero que você nos acompanhe sempre e que confie em nossa proposta, à saber:

"Despertar nos ouvintes o interesse pela Literatura Especulativa (Ficção Científica, Fantasia, Horror e similares), através de resenhas e indicações de leituras das obras nacionais e estrangeiras publicadas nesse gênero"

Parece pouco, mas dá um trabalho!!!
Mas é do tipo "divertido", que qualquer um faz por prazer.


Abraço e até o próximo,
Paulo Elache (do PodEspecular)

Romeu Martins disse...

Grande, Paulo Elache.

Sou eu quem tenho a agradecer pela mais de uma hora de divertimento com o programa e pelos comentários muito positivos e atentos ao meu conto. Obrigado mesmo, divulgar sua iniciativa foi um prazer.

Ouvirei os demais programas/episódios com certeza. Espero logo estar contribuindo com mais textos a serem analisados e comentados em seu podcast.

Abraço!