26.4.10

Steampunkers em evento de RPG

Realizado em Curitiba no último final de semana, o World RPG reuniu fãs desses jogos de interpretação e, entre eles, parece ter chamado a atenção a presença de representantes locais do Conselho Steampunk. No blog do evento, um post apresentou aos participantes as diretrizes da Loja Paraná:

O Conselho SteamPunk PR objetiva discutir, escrever, inspirar, valorizar e divulgar informações a respeito do movimento Steampunk que vem crescendo no Mundo e também no Brasil.

A inspiração para isso tudo veio da imaginação humana, possivelmente influenciada pelos contos de Julio Verne e H. G. Wells. Obras inspiradas em universos paralelos onde a tecnologia mecânica a vapor desenvolveu-se levando a humanidade a outros caminhos, alguns inclusive singrando sistemas estelares longínquos.

O estilo vitoriano ou Western lembrando tecnologia a vapor como em um mundo paralelo é uma nova forma de escrever ficção científica. Como se não bastassem os contos cibervaporianos agora está surgindo a moda Steampunk.
Outro flagrante, este com direito a fotos, se deu no site Liga Nerd que fez a pergunta: "Você sabe o que é steampunk?" As respostas da colaboradora que assina como Beatrix Kiddo está parcialmente abaixo:

Rodando pelo World RPG Fest as lentes da minha câmera encontraram o pessoal do movimento Steampunk no Paraná. O figurino, muito peculiar, remonta há muito tempo, mas nesse planetinha aqui mesmo. Carlos Machado, conhecido como Capitão Escarlate, me contou que a idéia do steam é despertar valores antigos, como o apreço da leitura e o hábito de visitar museus. "Queremos ser uma lembrança de coisas esquecidas porque, se uma sociedade quer ter um futuro bacana, tem que valorizar seu passado e seu presente também", disse.



O Steampunk é um subgênero da ficção científica que define um universo paralelo, onde a humanidade teria evoluido antes, mas com os recursos disponíveis a época. Ou seja, seria mais ou menos como se a literatura de Julio Verne tivesse acordado um dia e, com preguiça de andar pelas prateleiras da imaginação explodisse sobre a realidade. Um mundo onde carros, aviões, robôs, armas e outras engenhocas seriam desenvolividos com a tecnologia mecânica a vapor depois de terem enchido ela de espinafre do Popeye. Surgido do cyberpunk ,o steampunk flertou com as distopias, principalmente dos gêneros noir e ficção pulp onde as histórias eram ambientadas em épocas passadas mas mantinham a tradição da atitude punk. Com o tempo o steam se aproximou das utopias dos romances de ficção científica do século XIX.

Nenhum comentário: