25.5.10

Torre de Vigia 27

Aquela primeira citação da coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário no site da Locus Magazine teve repercussão no blog de Bruce Sterling. No dia 20 deste mês, o escritor americano reproduziu o texto de abertura de Jeff VanderMeer, que organizou um panorama da FC em mundo não-anglófono, e ainda as apresentações que Fábio Fernandes, um dos contistas do livro nacional, fez para a coletânea steamer e para o livro de história alternativa Xochiquetzal - Uma princesa asteca entre os incas, de Gerson Lodi-Ribeiro. É uma curiosa união entre a revista na qual o termo "steampunk" surgiu pela primeira vez e o autor responsável -ao lado de William Gibson - pelo romance considerado o inaugural do gênero.

O post de Bruce Sterling pode ser lido aqui e abaixo vou reproduzir a tradução que fiz do comentário de Fábio Fernandes a respeito da coletânea:

Steampunk—Histórias de Um Passado Extraordinário, editada por Gianpaolo Celli (Tarja Editorial) Esta é a primeira antologia brasileira de Steampunk, com nove histórias que variam do weird à ficção alternativa (brasileira e estrangeira) igualmente apresentando personagens de Jules Verne e de Conan Doyle. Há também uma história minha lá, uma versão de um conto publicado anteriormente em inglês, em 2009. O steampunk está crescendo rapidamente como uma subcultura no Brasil, e esta antologia tem merecido muitas resenhas em diversos blogs e sites steamers.

Nenhum comentário: