14.1.11

Gerson Lodi-Ribeiro fala sobre Vaporpunk

Como eu tinha dito nos posts recentes sobre as novidades da editora Draco, nesta quinta-feira aconteceu um evento na livraria carioca Blooks para marcar o lançamento naquela cidade dos livros Vaporpunk e Xochiquetzal. O escritor e organizador Gerson Lodi-Ribeiro foi uma das presenças naquele encontro e foi entrevistado pela equipe do site da livraria para, entre outros assuntos, falar sobre a coletânea steampunk da editora Draco. Segue o trecho:





Os ventos do Spaceblooks sopram mais uma vez na Blooks, com a antologia Vapor Punk, organizada por Gerson Lodi-Ribeiro e Luis Felipe Filho e do romance de história alternativa Xochiquetzal – uma princesa asteca entre os incas, também do Gerson; ambos da Editora Draco. Aproveitamos o lançamento dos dois livros na blooks e conversamos com o Gerson Lodi-Ribeiro. Aqui vai a breve, mas muito interessante, entrevista com o Gerson.

Gerson, tivemos o lançamento da antologia Vapor Punk, editada pela Draco, com organização sua e do Luis Felipe Filho… Você poderia falar um pouco sobre a edição? Como foi prepará-la?

Gerson Lodi-Ribeiro: Levamos quase um ano e meio preparando a antologia, desde a ideia inicial em outubro de 2008 até o fechamento da edição, lá por março ou abril do ano passado. Deu certo trabalho prepará-la. Em primeiro lugar, convencer os autores a escrever algo legal dentro da temática steampunk. Em segundo lugar, peneirar os trabalhos para aprovar os melhores.

Às vezes publicações como Vapor Punk parecem destinadas a um público bem específico. sabemos que isso não é de todo verdade. como o público em geral pode se interessar por esse tipo de temática?

Gerson Lodi-Ribeiro: Por sua própria natureza, a temática steampunk que permeia toda a antologia Vaporpunk transcende os gêneros da ficçãocientífica e da história alternativa. Neste sentido, creio que a Vaporpunk possui potencial de fascinar todos os leitoresinteressados em inovações tecnológicas, na perspectiva de avanços técnicos precoces e na possibilidade da história da civilização ocidental ter ocorrido de forma diferente e um pouco mais “punk” do que de fato aconteceu. No fundo, é um universo de leitores mais amplo do que os públicos cativos da FC e da história alternativa.

Continua

Upgrade: Em seu blog, o escritor e editor dá mais detalhes sobre o evento. 

Nenhum comentário: