25.2.11

Brasileiros no Wold Newton Universe

Quando fiz uma nota, há exatamente um mês, sobre a participação de Carlos Orsi no The Baker Street Journal com um artigo sobre as vilãs brasileiras que atravessaram o caminho do personagem mais conhecido de Arthur Conan Doyle, lembrei de uma contribuição internacional anterior daquele escritor jundiaiense em um projeto colaborativo inspirado em outro famoso autor de ficção fantástica. Naquela oportunidade, Orsi escreveu um artigo a quatro mãos com o carioca Octavio Aragão para o Wold Newton Universe, uma expansão criada por entusiastas do conceito de Wold Newton Family criado pelo americano Philip José Farmer. Bem no início deste blog, por ocasião da morte daquele escritor que é a principal referência da chamada ficção alternativa, falei sobre o assunto:

O parceiro de Phillip José Farmer em diversos projetos, incluindo um último livro escrito a quatro mãos, Win Scott Eckert deu uma ótima entrevista ao site Comic Book Resources na qual fala de seu velho mestre, falecido no dia 27 de fevereiro. Ele explora bastante o tema dos crossovers entre personagens de diferentes autores, definindo bem o conceito tanto da Wold Newton Family criada por Farmer quanto de sua ampliação fruto de inúmeras colaborações, o Wold Newton Universe. Na imagem ao lado, vemos o monumento que lembra a queda do meteorito (ou, uma pedra extraordinária, conforme documentaram naquele memorial) na cidade inglesa que batiza tais conceitos, no século XVIII.

A entrevista já estava pronta para ser publicada uma semana antes, mas o responsável pela coluna semanal, Greg Hatcher, segurou o material e só o publicou na última sexta, acrescido de um novo depoimento de Eckert a respeito da inspiração que os livros de Farmer representaram para sua própria carreira de novelista. Uma bela homenagem ao rei dos crossovers. O texto pode ser lido aqui.

 Então, entre as "inúmeras colaborações", podemos encontrar o artigo "From Russia with madness" que foi assim definido por Orsi, em tom de brincadeira, pelo twitter, quando avisei que iria escrever um post sobre o material (vale lembrar que Martinho é o segundo sobrenome dele):

@Carlossom71 Mais um produto Aragão & Martinho, finos pseudofactuais e elegantes histórias alternativas desde 2001

Se eu tentar resumir aqui  os entroncamentos biográficos de personalidades reais e fictícias que a dupla Aragão & Martinho imaginou em seu artigo - a partir dos acontecimentos que antecederam a queda dos czares da Rússia - estragaria muitas ótimas surpresas para os leitores que ainda não conhecem o texto. Basta dizer que os brasileiros conseguiram elencar no artigo desde a eminência parda dos antigos mandatários russos, até super-heróis da Marvel e da DC, personagens de filmes, peças teatrais, seriados de TV e um enorme etcetera. O resultado é muito divertido para quem gosta das charadas intelectuais propostas por obras como A Liga Extraordinária, de Alan Moore, Anno Dracula, de Kim Newman, O outro diário de Phileas Fogg, do próprio Farmer, ou ainda A mão que cria, no qual Octavio Aragão utilizou alguns dos achados descritos no artigo. Fica minha dica de leitura para o fim de semana, lá vai o endereço novamente. Até a próxima.

Um comentário:

Leonardo Peixoto disse...

Seria muito bom uma matéria detalhada sobre From Russia with Madness no futuro :)