20.4.11

Retrofuturismo oriental 3

A oferta de material steampunk nacional já está superando a capacidade deste blogueiro acompanhar tantas novidades em tantas frentes diferentes, desde as análises que se faz sobre a cultura em si ou mesmo ficção e arte influenciadas pelo gênero. O ideal seria expandir a equipe de um só deste blog para tentar dar conta de tudo o que vem surgindo pelo país ou mesmo daquilo que os brasileiros fazem e repercute lá fora... Enquanto algo assim não é possível, vou tentando tirar o atraso de algumas chamadas que já deveria ter feito nesta página. Caso do artigo de Alexandre Lancaster em seu blog sobre quadrinhos e animações japonesas Maximum Cosmo. Acompanho a série sobre steampunk que ele faz lá desde o início, com duas chamadas já feitas por aqui - a primeira e a segunda UPGRADE: o próprio Lancaster me lembrou que houve um outro texto anterior e que também recebeu chamada aqui -, não poderia deixar de registrar a mais recente, mesmo com quase dez dias de atraso.

Nesta terceira quarta empreitada, Lancaster fala da animação Patapata Hikousen no Bouken, realizada pelo estúdio Telecom Animation Film e exibida em 2002 no canal por assinatura japonês WOWOW. Material bastante influenciado por animes clássicos feitos décadas antes para o World Masterpiece Theatre, essa produção adapta muito livremente duas obras de um favorito deste blog, Jules Verne: Em frente à bandeira (Face Au Drapeau) e A espantosa aventura da Missão Barsac (L'etonnante Aventure de la Mission Barsac). Vamos ao resumo que o articulista fez do anime:

Bem, a história é ambientada na Inglaterra do final do século XIX. A menina Jane Buxton, na infância, vive em um lar aristocrático aparentemente feliz, mas em verdade conturbado pela rivalidade entre os irmãos mais velhos George e William, que só não explode por causa da estima que ambos nutrem por ela. Quando o patriarca da família escolhe seu herdeiro, no entanto, tudo desmorona: William vai embora sem dar mais notícias. George parte numa expedição para o oriente médio e de repente os Buxton recebem uma carta do governo declarando que o rapaz foi executado por traição. O que resta da família cai em desgraça por conta de um crime associado ao seu patriarca (cometido na verdade por misteriosos piratas aéreos que aparentemente têm uma grande ligação com o passado dos Buxton), acaba falindo e, no começo da adolescência, a agora jovem Jane, que se tornou uma inventora auto-didata a partir do estudo dos livros de George, recebe uma mensagem do oriente médio com uma substância azul flutuante no envelope. Sem saber direito o que está acontecendo, mas com a certeza de que seu irmão está vivo, ela parte – ao lado do mordomo da família – em uma longa jornada que envolverá encouraçados gigantes que navegam nas areias do deserto, saqueadores que pilotam estranhos carros, máquinas voadoras e, claro, um grande segredo por trás disso tudo a ser revelado.

Patapata Hikousen no Bouken


Leiam a íntegra da análise, com muito mais imagens e informações, aqui.

2 comentários:

Alexandre Lancaster disse...

Opa, obrigado, mas um toque: essa não é a terceira empreitada, mas a quarta – a terceira foi Steamboy, e você comentou o texto aqui no meio desse bolo:
http://cidadephantastica.blogspot.com/2010/12/para-encerrar-2010-com-estilo.html

Romeu Martins disse...

Ah, vero, vero, é que fiz a busca pelo título geral, mas é mesmo, no final de 2010 e no começo deste ano houve uma enxurrada de novidades... vou acrescentar o detalhe no texto, valeu!